Uma Odisseia no Espaço

Vídeo formato Stop Motion

“Uma odisseia no espaço 1” Margareth Artur 

 

 

 

“Uma odisseia no espaço 2” Margareth Artur
img-20161212-wa0013-1

A   LINGUAGEM    DAS    MÍDIAS    DIGITAIS

     Hoje é impossível fechar os olhos para a introdução do universo digital, que se insere praticamente em todas as situações do dia a dia.

Sendo assim, também a Educação recebe influência do mundo digital, já que  os jovens, principalmente, introduzem, como representantes da cultura contemporânea, na prática do cotidiano  e como usuários, o mundo digital na escola, por meio dos recursos informacionais didáticos e de lazer como Facebook, Whats App, games.

Então, com a disciplina “A linguagem das mídias digitais”, do curso Arte na  Educação: Teoria e Prática, o professor de artes aprende a importância de conhecer, de realizar uma preparação para estar apto a utilizar, em sala de aula, os múltiplos recursos das mídias digitais, o leque das inúmeras possibilidades de aplicação dos mesmos em seu projeto pedagógico de ensino.

A disponibilidade de jogos, animação como suporte de criação de vídeos, filmes, histórias são recursos muito interessantes a serem oferecidos aos alunos dispostos a desenvolverem qualquer linguagem artística, pois não faltará, por parte do professor,  estímulo à criatividade e à imaginação.

Em meu caso, como não tinha muitos conhecimentos sobre as mídias digitais, essa disciplina supriu um pouco minha ignorância no assunto, pois me empoderou no sentido de sentir possível a aplicação dos recursos aprendidos, neste curso sobre mídias digitais, para as aulas de língua portuguesa. A abordagem pedagógica aí pode ser rica quando da proposta de oficinas de animação, programação, sugerindo aos alunos  a criação, por exemplo, de poesia concreta, com o auxílio de todo o tipo de material – sucata, argila, papel, etc. -, usando e abusando do Stop Motion, ou outra ferramenta do gênero. A aposta é jogar com o improviso, o lúdico, tanto para a criação em si quanto para o estreitar a convivência e a sociabilidade entre os alunos pela formação de trabalhos em grupo. 

 Bem proveitosos, nesta disciplina,  foram os debates sobre o alcance das mídias digitais, o cuidado dos usuários perante a massificação das mesmas, a pertinência de filtrar-se o que serve e o que não serve nesse universo, a consciência que, atualmente, a sociedade só vem oferecendo, aos seus cidadãos, uma “modernidade líquida”. Dessa maneira, é vital conservar postura crítica em relação ao mundo digital, para usufruir apenas seus benefícios.

 MARGARETH   ARTUR

 

Deixe um comentário